segunda-feira, 29 de julho de 2013

Informação, informação e informação

Informação foi um dos pontos falhos da JMJ. Haviam galhardetes com algumas informações, mas nos pontos chaves, na saída do evento a informação estava ausente. Haviam voluntários com megafones dando orientações em português, mas não havia sinalização. Como sair, onde pegar ônibus, metro, etc. Basicamente a sinalização estava distribuída na orla de Copacabana, mas nas ruas internas era tímida
Por exemplo, não houve orientação de que na Rua Voluntários da Pátria, acessível a pé, haviam ônibus para a Central do Brasil e vários outros destinos.
Milhares de voluntários queriam ir para o RioCentro após a Missa Final, mas não foi disponibilizado um meio de transporte para este percurso. Assim como não foi informado como eles poderiam chegar lá para estarem presente no evento especialmente dedicado a eles.

A gestão de multidão possui  três pilares, design, informação e monitoração. Dos três o mais simples e barato é informação, mas na JMJ este pilar foi frágil.

Nenhum comentário: