terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gestão de Grande Público é Assunto de Segurança?

A resposta é sim. Sim é um assunto de segurança do público. Não um assunto de proteção do patrimônio do promotor do evento. O correto foco permite a correta adoção de medidas preventivas. Quem estiver trabalhando com Gestão de Grande Público e Multidão deve ter em mente que sua função é garantir a integridade física das pessoas.
Esta semana, no jornal O Globo, discutiu-se o procedimento adotado pela SuperVia na gestão do público. Por um lado representantes dos vigilantes diziam que a SuperVia estava utilizando uma equipe de "Controle" e que este termo era para disfarçar a verdadeira face desta equipe que seria de  "Vigilante". Por outro lado observamos que tal grupo de "controle" está sendo utilizada efetivamente para enfrentar o público e controlar seu comportamento.
A SuperVia até acerta ao diferenciar a equipe que se dedica a gerir o público da equipe de segurança e vigilância. Gestão de grande público não é um assunto de polícia. Mas erra ao utilizar o termo "controle". Não se deve tentar controlar o público e sim geri-lo para que não haja necessidade de controlá-lo. Controlar uma multidão é uma tarefa de força de segurança pública. Desta forma a SuperVia erra ao agir corretivamente e não preventivamente. As condições oferecidas ao público são deficientes e causam situações de risco para os passageiros implicando em situações onde é necessário a adoção de medidas de controle.
Os representantes dos vigilantes também erram ao querer defender seu espaço de trabalho, ocupando uma atividade para a qual eles não estão capacitados. Proteger o público é uma função, exercer a atividade de vigilância, é outra função.
Por último errou o jornal ao não perceber que o foco do assunto é o conjunto do serviço oferecido para o público que é deficiente e coloca o público em geral em risco.
Cabe observar que no caso estamos nos referindo à SuperVia, mas em geral os gestores de área de transporte coletivo tem pouca competência no que diz respeito à segurança oferecida aos passageiros. O assunto segurança tem sido dominado pelo viés da segurança policialesca, onde a preocupação está focada em prevenir roubos, furtos e casos de vandalismo. As melhoras observadas nos indicadores de segurança pública irão permitir que tenhamos agora uma maior atenção para a preservação da integridade física das pessoas. Segurança também é oferecer condições confortáveis para as pessoas. 

Nenhum comentário: