sábado, 12 de novembro de 2011

Plano ou Gestão de Continuidade?

Os nomes são úteis quando traduzem de forma clara o seu significado. Quando o assunto é continuidade de negócios alguns termos são mal empregados e geram dúvidas e mal entendidos.
Nossa recomendação é que seja adotada a forma mais clara na língua portuguesa e que cada palavra tenha seja devidamente utilizada no seu significado preciso.
Gestão é um processo executivo de administrar algo. Assim a gestão de continuidade de negócio é processo pelo qual se objetiva aumentar a garantia da continuidade de negócios. Os mecanismos que podem ser adotados na Gestão de Continuidade são inúmeros, desde aqueles que aumentam a robustez de um processo até aqueles que viabilizam uma retomada das operações após um desastre que destrua as instalações primárias de uma organização. A Gestão da Continuidade é um processo amplo e de caráter estratégico.
O termo plano é adequado para indicar um conjunto compreendido por estratégias, táticas e ações com um determinado objetivo. Um Plano de Continuidade é o conjunto de procedimentos a serem adotados para garantir a continuidade dos negócios no caso de uma interrupção dos processos de negócio.
A gestão de continuidade é um conjunto maior do que o conjunto do Plano de Continuidade. Um Plano de Continuidade pertence ao conjunto compreendido pela Gestão de Continuidade.
Quando nos referimos à Plano de Recuperação de Desastre o que transmitimos através deste nome deveria ser entendido como o conjunto de procedimentos dedicados a promover a recuperação de uma operação após a ocorrência de um desastre. O nome é claro, assim como o seu significado. Contudo observamos por parte de alguns autores a utilização deste termo apenas aplicado à recuperação do ambiente de tecnologia de informação o que é uma visão limitada. A Recuperação de Desastres não é restrita ao ambiente de Tecnologia de informação. O mundo real apresenta inúmeros desastres que demandam recuperação e limitar o escopo de um Plano de Recuperação de Desastre ao ambiente de tecnologia de informação é uma demonstração de miopia daqueles que militam apenas no ambiente de TI e que não vem o mundo alem do seu pequeno raio de visão. O Plano de Recuperação de Desastres do Ambiente de TI é uma das partes pertencentes ao conjunto do Plano de Continuidade de Negócios.
Segregar um do outro é um erro.

Nenhum comentário: