terça-feira, 23 de agosto de 2011

Gestão de Multidão - Pesquisa

No dia 17 de agosto de 2011 foi apresentado na Universidade Veiga de Almeida, para um público de mais de 100 pessoas (quase uma multidão !!!) o resultado da pesquisa realizada por pesquisadores e alunos da UVA sobre Gestão e Segurança de Grande Público e Multidão.
A pesquisa foi desdobrada em duas partes. Na primeira parte foram aferidas taxas de serviço na entrada de eventos. Dentre estas taxas destacamos a de passagem por uma catraca que foi confrontada com a taxa apresentada no Green Guide, guia inglês utilizado como referência pela FIFA. O resultado desta comparação foi que em nenhum evento observamos uma taxa próxima à 660 pessoas por hora, valor registrado no Green Guide. Nossos números foram sempre menores.

Na segunda parte da pesquisa observamos oito locais no Rio de Janeiro com grande demanda de pessoas entre eles aeroportos, estação ferroviária, estação metroviária, casas de espetáculos, etc. Para cada um destes locais avaliamos 9 itens relacionados com a gestão de multidão conforme método utilizado pelo Prof. PhD. Keith Still, especialista mundial de Crowd Management. O resultado desta parte da pesquisa indicou que apenas um deste locais apresenta uma boa organização para a atender um grande público sem restrições. Dois locais apresentam alguma deficiência e cinco precisam efetivamente de uma melhora num curto prazo.
Em geral o ponto forte encontrado foram as instalações físicas. Mas as informações disponíveis para o público assim como a capacitação do pessoal encarregado do contato direto com o público foram os pontos fracos.
Salientamos que é nossa intenção presseguirmos estas pesquisas  e que para isto aguardamos o apoio de empresas que tenham grande demanda de pessoas para que juntos possamos trabalhar.

Um comentário:

Sidnei Sanches Santana disse...

Entendo ser esse trabalho de total pertinência, principalmente, por nos encontrarmos às vésperas da copa do mundo. Tão importante quanto identificar os "gap" é planejar e implementar as soluções capazes de mitigar os riscos decorrentes da concentração em massa. Não se deve esperar, tão somente, que o Estado aponte soluções, mas, principalmente a iniciativa privada, assim, entendo que seria de utilidade pública tornar acessível o resultado dessa pesquisa de forma a possibitar ao setor da segurança privada desenvolver idéias e se engajar na mudança do cenário.