quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Necessidade de Plano de Continuidade e Contingência


No dia 19 de dezembro tivemos um incidente que ilustra de maneira clara a importância da existência de um Plano de Contingência previamente planejado.
É evidente que um cruzeiro que envolve 3000 passageiros é um processo cuja segurança é o ponto principal a ser observado. Mas como garantir a segurança dos passageiros num navio sem ar-condicionado? Embarcados eles não teriam condições de serem acomodados nos camarotes posto que sem ar-condicionado estes quartos ficam inabitáveis. Em terra estes passageiros precisariam ser acomodados em hotéis ou serem rapidamente transportados de volta às suas cidades de residência. Ambas as alternativas são de difícil adoção com a rapidez necessária, em especial na semana do Natal.
Conclusão: Sem um Plano de Contingência planejado previamente este incidente é de dificílima solução. E neste caso, pelas notícias divulgadas, não havia um Plano de Contingência adequado.


Nota da MSC:
A MSC Cruzeiros informa que por problemas técnicos no sistema central de ar condicionado, a companhia decidiu cancelar o cruzeiro do MSC Musica com saída prevista para ontem (19/12) do Rio de Janeiro. A empresa lamenta o cancelamento e reitera que esta foi a decisão mais prudente baseada nos critérios máximos de qualidade e conforto que preza. A empresa oferecerá reembolso de 100% para todos os hóspedes, além de 50% de desconto para uma próxima viagem e acomodação de uma noite aos hóspedes que necessitarem. A companhia afirma que oferecerá toda a assistência necessária para minimizar os contratempos ocorridos.

Nenhum comentário: