sábado, 24 de julho de 2010

15 Mortes na Multidão



No dia 24 de julho de 2010 pelo menos 15 pessoas morreram em decorrência da perda de controle da multidão que estava presente na "Love Parade" na cidade de Duisburg na Alemanha.
É inadmissível que um evento público, com fins pacíficos, onde se comemorava o amor tenha como resultado a morte de 15 pessoas e outra centena tenha saído ferida.
Pelas informações que obtivemos houve uma super lotação e a reação dos organizadores foi lenta. Podemos afirmar que houve falha na gestão da multidão, falha na informação passada para o público e falha no design do local do evento. Este conjunto de erros resultou na morte de 15 jovens. Nem sempre estas falhas tem este resultado catastrófico. Os organizadores de outros eventos incorrem nos mesmos erros e por sorte, pura sorte, o resultado não é um desastre.
Eventos que reunem milhares de pessoas tem que ser cuidadosamente planejados para que a segurança dos seus frequentadores seja garantida. Isto exige método e comprometimento. O CERNE esta trabalhando para disponibilizar um modelo de Gestão de Multidões, o comprometimento depende do profissionalismo dos organizadores.

Para maiores detalhes sobre Gestão de Multidões consulte o CERNE pelo e-mail cerne@cernebr.com.br.

PS: A nossa última informação indicava 21 mortos.

Nenhum comentário: