segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Gestão de Multidão em Copacabana

Foto: Ayrton Camargo

Mais um ano chega ao fim e mais uma vez temos uma grande festa de réveillon em Copacabana.

Mais uma vez nos preocupamos com a segurança do público.

No dia 27 de dezembro o secretário municipal da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem declarava ao jornal O Globo que dentre os objetivos da Prefeitura estava “...deixar as pessoas mais seguras”.

O objetivo está correto. Segundo o secretário a melhoria da segurança se dará pela repressão ao comércio ilegal e ao estacionamento irregular. Estas duas ações também são elogiáveis e para que elas efetivamente atinjam o objetivo de dar segurança elas devem ter como meta garantir a circulação do público.

Os carros estacionados irregularmente estrangulam os acessos da Av. Atlântica. O comércio ilegal também colabora com este estrangulamento. A repressão deve ser focada naqueles que estiverem irregulares e prejudicando a circulação das pessoas. Ou seja, o objetivo primário deve ser a segurança do público, desobstruindo as vias de circulação e não apenas o cumprimento das posturas municipais e leis do trânsito.

Também é importante obter a colaboração da população e turistas. O sucesso de uma festa com a presença de um milhão de pessoas depende da colaboração dos participantes. O espírito do que estarão em Copacabana é de confraternização e isto já é uma rotina. É uma festa pacífica. Mas isto não significa que a segurança do público possa ser relegada a um segundo plano. A prefeitura e toda a imprensa deveriam se unir num esforço para que regras de boa convivência sejam mais do que nunca observadas e de como se comportar num eventual incidente.

Estes dois tópicos acima, acesso e educação do público, são abordados especificamente por dois dos doze itens que consideramos quando do planejamento da gestão de multidão de um evento. São eles: Planejamento do Acesso e Público.

Os demais dez itens, que abaixo estão relacionados, e que não abordamos neste artigo, são tão importantes quanto os dois aqui considerados.

· Política de Drogas e Álcool

· Responsabilidade

· Vendas e Acesso

· Planejamento Formal da Gestão da Multidão

· Acomodação do Público

· Arquitetura e Design Interno

· Planejamento da circulação interna

· Planejamento da saída

· Planejamento de evacuação emergencial

· Serviços médicos de Emergência e Ambulatoriais

Quanto melhor planejado cada um destes tópicos, maior será a segurança que evento irá oferecer aos seus participantes.

Feliz 2010!!!

Nenhum comentário: