segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A TRAGÉDIA DA FONTE NOVA

Triste domingo, dia de futebol, dia de desrespeito às boas práticas da segurança do grande público.

Este postagem tem alguns dias de atraso. Era para ter sido escrita na quarta-feira, 22 de novembro de 2007. Neste dia me deparei às 07:00h da manhã com uma grande fila em torno do Clube de Regatas do Flamengo. Alguem teve a idéia de trocar entradas para um jogo de futebol com grande demanda de público por latas de um cereal matinal.

Nenhum problema se tal iniciativa tivesse sido planejada considerando as boas práticas da gestão de multidões. Um evento público de grande escala com venda de ingressos deve inicialmente ter seu processo de venda planejado considerando a segurança e conforto do seu público. Uma venda concentrada em poucos pontos é errado. Ao ver aquela fila, pensei de imediato: isso vai dar problema....E deu.

Eu não escrevi sobre este assunto na quarta-feira. Mas fiquei pensando, temos que evoluir na gestão de eventos de grande porte, em especial no que diz respeito a gestão de multidão.

No domingo este assunto voltou às manchetes, infelizmente com notícias mais tristes. Torcedores morreram no Estádio da Fonte Nova. As notícias ainda não são esclarecedoras, mas é certo que precisamos dedicar mais atenção ao conforto e segurança. Os estádios com assentos foi uma grande evolução, mas deve ser rigidamente coibida a permanência de público nas áreas de escape e circulação. Os tercedores e administradores devem observar que a manutenção destas áreas desimpedidas é cruscial para que em qualquer emergência as medidas mitigadoras possam ser utilizadas a contento. Este é apenas um exemplo, vários outros procedimentos devem ser adotados e divulgados para o público.

Segurança é uma questão cultural, não iremos atingir um patamar razoável se medidas educativas e coercitivas não forem adotadas.

E isto é para o bem de todos.

Nenhum comentário: