segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Muito Seguro

Viajo para o exterior com alguma freqüência e não tenho como hábito levar dinheiro em espécie (meus destinos são grandes cidades). Ao chegar ao local de destino procuro um caixa eletrônico e saco dinheiro utilizando o cartão do meu Banco.
Neste mês de novembro de 2007 fui para Buenos Aires e lá descobri que meu Banco havia criado um novo procedimento, dito de segurança. De acordo com este novo controle eu deveria ter comunicado ao Banco que estava indo para o exterior e que lá iria utilizar meu cartão.
Ledo engano. Este processo é um equívoco disfarçado de processo de segurança.
Resumindo, foi criado um processo de segurança, tão seguro que até eu mesmo, o próprio correntista não consegui sacar dinheiro.
Os especialistas de segurança precisam antes de tudo serem especialistas de negócios.
Os bons profissionais não podem permitir que a incompetência seja acobertada por uma pseudo segurança.

Um comentário:

Ricardo Berger disse...

Comigo aconteceu algo semelhante. Viajei a Buenos Aires e como sempre, levo apenas meus cartoes e saco no caixa do proprio aeroporto. Saquei uma vez, ok. Fui sacar a segunda e... nada... nada. Liguei para o banco (Citibank) e soube que o cartao havia sido bloqueado por medida de segurança. Grande serviço, pensei eu, já que um saque em Buenos Aires foge ao meu padrão de saques. "Ok então", disse eu, "pode desbloquear pois o saque é real". Que nada, meu cartao e de mimha esposa haviam sido bloqueados e - de acordo com este "processo de segurança" - teriam que ser re-emitidos. "Mas eu me encontro em Buenos Aires e dependo do cartão..." "Sinto muito, só daqui a 7 dias", ouvi do funcionário do banco. Realmente muito seguro.

Sucesso e sorte nesta sua iniciativa.

Abraços,
Ricardo Berger